Viver mais e melhor. Essa é a meta de muitas pessoas que querem passar dos 100 anos, não é mesmo? Mas para viver bem é preciso receber cuidados especiais que promovam a saúde. Por isso a Cora Residencial conta com uma equipe multiprofissional em sua estrutura de atendimento. Leia este artigo até o final e saiba porque cada peça é tão importante nessa engrenagem de atendimento ao residente.
Mas você sabe como esse time funciona? Primeiramente é importante entender o que é esse grupo. Ele é composto por profissionais das áreas de fisioterapia, farmácia, enfermagem, cuidados com o idoso, nutrição e geriatria (especialidade médica focada no atendimento a pessoas idosas).
Cada profissional, portanto, oferece seus conhecimentos técnicos e sua experiência em prol de um objetivo em comum do grupo no atendimento ao residente.

Como funciona?

Não existe uma hierarquia no grupo, ou seja, todos têm liberdade e autonomia para trabalhar de forma conjunta.
Por exemplo: se um idoso tem problemas de locomoção, todos os profissionais da equipe vão se concentrar no atendimento a este problema. O fisioterapeuta vai realizar exercícios que estimulam os músculos. A equipe de enfermagem vai monitorar os medicamentos, enquanto que o auxiliar de enfermagem vai dar os remédios na hora certa. A enfermagem prestará os cuidados
necessários nos casos de dores e ferimentos. O cuidador irá auxiliar o idoso nos movimentos mais desafiadores. O nutricionista fará uma alimentação balanceada para fortalecer os músculos. O médico geriatra acompanhará a evolução do paciente, trabalhando em harmonia com os demais médicos do residente.
Desse modo cada especialidade contribui com o bem-estar do residente, prestando um atendimento global às suas condições clínicas através do cuidado e do estímulo constante.
Por isso na Cora os membros do grupo se reúnem constantemente para analisar os resultados e debater as melhorias a partir do todo ou de casos pontuais envolvendo residentes específicos.
A comunicação, portanto, faz parte do cotidiano do time que é capacitado para levar os parâmetros de atendimento da Cora a quem necessita.

Quais os benefícios da equipe multiprofissional?

● atendimento integral ao residente;
● fluidez na comunicação;
● maior engajamento da equipe;
● alinhamento de ideias;
● conhecimento compartilhado;
● redução de ruídos na comunicação;
● agilidade na tomada de decisões;
● mais segurança para o residente;
● confiança no atendimento.

O que faz cada membro da equipe?

A Cora, como se sabe, não é uma unidade hospitalar, mas sim uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com um conceito de acolhimento diferenciado.
Portanto o atendimento médico, eventuais cirurgias e internações são feitos em clínicas e hospitais especializados. Internamente, para promover os cuidados necessários nessa faixa etária, cada profissional tem seu papel determinado pela sua especialidade. Veja mais detalhes a seguir:

Fisioterapeuta

A fisioterapia trabalha focada na reabilitação e na promoção do bem-estar, buscando a prevenção de problemas relacionados ao corpo.
Alguns acontecimentos, como AVC e osteoporose, afetam os movimentos. Sendo assim o papel do fisioterapeuta é trabalhar toda a parte motora e cognitiva do residente.
A Cora já testemunhou casos de sucesso na fisioterapia, como idoso que chegou cadeirante e aos poucos retomou os movimentos das pernas, passando a caminhar.
Entendendo a importância desse serviço, o residencial dispõe de sessões de fisioterapia coletiva e individual, Pilates e Yoga.

Farmacêutico

O profissional de farmácia tem grande importância na saúde dos residentes, pois é responsável por separar a medicação dos idosos, verificar as receitas recebidas e as interações medicamentosas.
Tudo isso para evitar que um medicamento anule o efeito do outro.
Uma pesquisa realizada pelo SUS em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, demonstrou que 60% dos idosos em geral tomam mais de cinco medicamentos por dia. Por conta disso é fundamental cuidar do cronograma e do monitoramento.

Enfermeiro

Responsável pela equipe de técnicos e auxiliares, o profissional de enfermagem acompanha o residente dentro de um ambiente acolhedor. A missão é fazer o idoso se sentir em casa sabendo que tem um porto seguro no atendimento da equipe.
A equipe é responsável por ministrar a medicação e acompanhar os seus efeitos colaterais. Sendo assim, o pessoal de enfermagem é especializado no atendimento humanizado com amor, cuidado e empatia.

Cuidador de idoso

A Cora conta com cuidadores zelosos e capacitados continuamente. O trabalho é sempre atribuído da intenção de priorizar o bem-estar do residente.
Ele é o profissional que está em contato direto com o residente e, por isso, pode enriquecer a equipe com informações sobre o estado geral do idoso. O ofício, portanto, é baseado nos preceitos do amor e do respeito.

Nutricionista

A saúde começa pela boca e, devido a isso, a pessoa que já passou dos 60 anos precisa redobrar os cuidados com a alimentação equilibrada, livre do excesso de sal, de açúcar e outros elementos.
Os idosos que vivem na Cora têm seis refeições diárias equilibradas e balanceadas para sua necessidade nutricional. A hora da refeição é feita em conjunto no refeitório para fazer desse momento um motivo de comemoração e de alegria.
Quando um novo residente chega, ele passa pela nutricionista em até 24 horas para uma análise mais aprofundada do seu estado nutricional. A equipe trabalha com base na comanda nutricional.
Assim, cada residente possui uma comanda com a foto e as informações pessoais, como alergia a algum alimento.

Médico geriatra

O geriatra é especializado em atender pessoas idosas através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida.
Na Cora, o profissional faz a mediação com todos os outros médicos do residente que já acompanham a sua história.
Internamente, o geriatra auxilia na rede de cuidados operando medidas para a estimulação cognitiva e a inibição do avanço de doenças.
Para concluir, a equipe multiprofissional da Cora Residencial Senior, desde o cuidador ao geriatra, é treinada e monitorada para garantir o padrão de atendimento, com foco sempre no residente.
Por sua vez, a Cora valoriza o capital humano, pois dele depende o sucesso da organização.
E, então, você sabia que o grupo de profissionais era tão importante na rotina do idoso? Assista à websérie “Cuidados e Afetos” e conheça a rotina da nossa equipe dentro da rede de cuidados ao idoso na Cora.