Entenda quais são as três principais enfermidades da terceira idade e os sintomas mais comuns

As doenças mais comuns em idosos estão relacionadas, principalmente, às capacidades mentais e vasculares. Segundo o Ministério da Saúde, por exemplo, enfermidades do aparelho circulatório estão entre as maiores causas de mortalidade na terceira idade. Paralelamente, um relatório apresentado no 4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, coloca as demências, como o mal de Alzheimer, na lista das ocorrências mais comuns. 

Não à toa, é importante ficar atento aos sinais apresentados pelos idosos para prevenir quadros mais graves. Entenda um pouco mais sobre as principais doenças da terceira idade e sintomas.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Popularmente conhecido como derrame cerebral, o AVC trata-se do entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos que levam oxigênio ao cérebro. A área que fica sem receber sangue sofre importantes danos, podendo deixar sequelas graves. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, é uma das principais causas de morte e internamento em todo o mundo.

Os principais sintomas de AVC são formigamento na face e de um lado do corpo, confusão mental, alteração na fala, visão e equilíbrio, e, dor de cabeça intensa e súbita. Se um idoso apresentar esses sinais, é importante levá-lo a atendimento médico rapidamente.

Infarto

O infarto é caracterizado pelo entupimento dos vasos sanguíneos que irrigam o coração fazendo com que o músculo pare de funcionar. Causas como excesso de peso, tabagismo e hipertensão colaboram com o cenário, que se não for corrigido a tempo pode levar à morte.

Como principais sintomas aparecem a dor no peito, braços, costas e pescoço. Além disso, é possível sentir dor de estômago, tontura, fadiga e batimentos cardíacos em ritmo anormal. Mais uma vez, esse tipo de sinal não pode ser ignorado e é preciso fornecer atendimento médico emergencial ao idoso nessas condições.

Demência

A demência é um quadro que afeta as capacidades cognitivas e pode aparecer em diversas formas de doença. As principais são a doença de Parkinson e mal de Alzheimer. Enquanto a principal característica do Alzheimer é a perda das habilidades mentais de memória, o mal de Parkinson tem como grande característica a instabilidade motora.

Ambos tipos de demência precisam de tratamento contínuo para amenizar os sintomas e retardar a evolução, mas não têm cura. Por isso, nos primeiros sinais de perda de memória, confusão mental ou tremor, é fundamental que a família consulte um geriatra ou especialista em neurologia.

Fique atento

Além das demências, como o mal de Alzheimer, AVC e infarto, muitas outras doenças podem acometer os idosos, além disso podem ocorrer também situações emergenciais, como quedas, por exemplo.

Por isso é importante que o idoso tenha sempre por perto seu cuidador, ou no caso dos residenciais para idosos, como a Cora, existem equipes de profissionais de saúde à disposição 24 horas por dia, todos os dias. Assim, os residentes têm atendimento emergencial a qualquer sinal de doenças agudas ou complicações em condições crônicas.