De acordo com um estudo do Ministério da Saúde, as refeições para os idosos devem ser balanceadas e contar com vitaminas que vêm de diferentes fontes – como frutas e verduras, por exemplo. Além disso, é importante garantir que o alimento seja preparado de uma forma que conserve o sabor dos alimentos e seja servido em ambientes agradáveis. Tudo, pensando em estimular o apetite.  

Na Cora, são seis refeições por dia. Todas desenvolvidas por nutricionistas, para garantir que os residentes comam o que faz bem para o corpo, mente e paladar. Além disso, o residencial desenvolve eventos gastronômicos temáticos para promover momentos de lazer e socialização associados à gastronomia e nutrição.

E entre as opções que devem fazer parte de um cardápio saudável e atrativo para os idosos, estão as famosas sopas – especialmente porque combinam diversos nutrientes e são fáceis de ingerir.

Por que sopa?

O cardápio de uma pessoa idosa deve conter pratos sólidos e variados. A sopa, portanto, não deve ser a única opção – mas precisa aparecer no menu.  Pois a disfagia é o problema de deglutição que mais atinge os idosos. Ela se caracteriza por dificuldades que vão desde o mastigar até o engolir.

Por isso, contar com alternativas que tornem a alimentação uma tarefa mais fácil é fundamental. Pensando nisso, separamos duas receitas de sopas nutritivas para idosos. Confira!

Clássica: Canja de Galinha

Principais nutrientes: proteína magra do peito de frango, vitamina C, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.

Ingredientes:

1 cebola média
2 dentes de alho
1 peito de frango
700 ml de água
2 batatas
1 cenoura
Folhas de espinafre
1 xícara de arroz
Sal a gosto –  dependendo da possibilidade de ingestão de sal.
Salsinha a gosto.

Modo de preparo:

  • Refogue a cebola e o alho. Acrescente os pedaços de peito de frango cru e doure-os. Na mesma panela, acrescente o arroz cru e 500 ml de água. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
  • Junte a cenoura e as batatas picadas na panela e acrescente o restante da água, já quente. Cozinhe por mais 15 minutos, ou até que os vegetais amoleçam. Pouco antes de desligar o fogo, junte as folhas de espinafre.  

Encorpada: Caldo Verde

Principais nutrientes: vitaminas B3, B5 e B6, ferro, fósforo, cálcio, cobre e potássio.

Ingredientes:

1 cebola
1 dente de alho
3 colheres de óleo de oliva
1 maço de couve
3 batatas
500 ml de água

Sal e pimenta do reino – vale lembrar: se o idoso precisa evitar o sal e a pimenta, não utilize.

Opcional: peito de frango pode ser acrescentado nesta receita também.

Modo de preparo:

  • Cozinhe as batatas até que fiquem moles e depois bata no liquidificador.
  • Refogue o alho e a cebola picados e, na sequência, acrescente a pasta de batata. Se você quiser acrescentar peito de frango na receita, este é o momento de colocar a carne, já cozida e desfiada, na panela.
  • Adicione duas xícaras de água e a couve. Cozinhe por mais alguns minutos, até que a couve fique mais mole.