A cada segundo, um caso de demência surge no mundo – e cerca de 54% dos idosos diagnosticados têm Alzheimer, de acordo com o Ministério da Saúde.

Essa é a forma mais comum de doença neurodegenerativa em idosos e as causas ainda não foram desvendadas, portanto é difícil de encontrar a cura. No entanto, a medicina já fez progressos importantes, possibilitando tratamentos que minimizam os sintomas e aprimorando os cuidados com portadores.

Silencioso, o Alzheimer já afetou também muitas pessoas famosas. E enquanto algumas famílias preferem manter a discrição, outras escolhem falar sobre o assunto – o que é ótimo. 

Esse é o caso de Ronald Reagan, por exemplo. O ex-presidente norte-americano revelou ter Alzheimer, em 1994, como uma forma de se solidarizar aos demais portadores, provocar uma reflexão mais profunda sobre a doença e conscientizar a sociedade. 

4 Famosos com Alzheimer

Veja algumas celebridades que enfrentaram a doença.

1) Ronald Reagan

Formado em economia e sociologia, Ronald Reagan também atuou como radialista e ator antes de ser eleito o 40º presidente dos Estados. Em 1994, divulgou que tinha a Doença de Alzheimer em uma carta ao povo norte-americano.  Morreu dez anos depois, aos 93 anos de idade.

Ronald Reagan
Portrait of American President Ronald Reagan (1911 – 2004), Washington, DC, 1983. (Photo by Bachrach/Getty Images)

2) Gene Wilder

Ator e cineasta norte-americano, Gene Wilder é famoso por interpretar o personagem Willie Wonka na primeira versão do filme “A fantástica fábrica de chocolates”. Ele morreu em agosto de 2016, aos 83 anos. Na ocasião, sua família revelou que ele tinha Alzheimer.

Gene Wilder

3) Barbara Windsor

Conhecida por interpretar a icônica personagem Peggy Mitchell, da famosa novela inglesa EastEnders, Barbara Windsor coleciona alguns prêmios de melhor atriz. Aos 80 anos foi diagnosticada com Alzheimer e iniciou tratamento para minimizar os sintomas da doença.

Barbara Windsor
Fonte imagem: Wikipédia, a enciclopédia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Barbara_Windsor#/media/File:Barbara_Windsor_Maryebone_Tree.JPG)

4) Eloísa Mafalda

Famosa por interpretar a Dona Nenê na primeira versão de A Grande Família, e estrelar em novelas como Gabriela e Mulheres de Areia, Eloisa Mafalda foi uma importante atriz brasileira. Diagnosticada com Alzheimer, poucos anos antes de sua morte, ela faleceu aos 93 anos.

Eloísa Mafalda
André Valli e Eloísa Mafalda no “Você decide” (Foto: TV Globo/CEDOC)
Fonte imagem (https://natelinha.uol.com.br/famosos/2018/05/18/corpo-da-atriz-eloisa-mafalda-e-enterrado-116938.php)