Entenda quais as principais vantagens que a ginástica traz ao corpo e mente

Os benefícios da hidroginástica para idosos se estendem da saúde física à mental. O ambiente propício para fortalecimento muscular com menor risco de lesão, além da possibilidade de socialização, garante que os praticantes melhorem o condicionamento e se sintam com a autoestima elevada.

Nesse sentido, diversos estudos na área da saúde comprovam as vantagens da prática. E nós separamos as principais, de acordo com um artigo sobre hidroginástica na terceira idade publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

1. Fortalecimento muscular com menor risco de lesão

A água produz uma sobrecarga natural. Mas, ao mesmo tempo, reduz o efeito da ação gravitacional sobre o corpo, diminuindo a compressão das articulações. Esse cenário permite exercícios que fortalecem a musculatura sem agredir as regiões articulares. Além disso, a piscina bem equipada torna-se um ambiente praticamente antiqueda.

2. Condicionamento cardiovascular

O estudo também explica que a pressão da água no corpo ajuda no retorno venoso, aumentando o volume sanguíneo em circulação. Além disso, o ambiente é propício para que a frequência cardíaca se mantenha sob controle. Esses elementos contribuem para o condicionamento cardíaco e circulatório.

3. Exercício com mais conforto

A temperatura regulada da água nas piscinas possibilita que o idoso se sinta mais confortável durante o exercício físico. Em outras palavras, ele não sente excesso de calor ou frio, o que colabora para que toda a execução da ginástica seja mais agradável.

4. Ajuda na autoestima

Porque todos estão dentro da água e com roupas de banho próprias para o exercício, há menos comparação estética entre os participantes da hidro. Segundo o estudo, em termos biopsicossociais, esse cenário também ajuda a melhorar a qualidade de vida porque colabora com a autoestima.

5. Auxílio na postura e autonomia

Por conta da posição vertical dentro da água, bem como o efeito desse meio sobre o corpo do idoso, a hidroginástica pode melhorar a postura. Além disso, o fato de estar imerso permite ao idoso o aprimoramento de sua percepção corporal, que consequentemente o leva a se autocorrigir. Esse conjunto todo contribui para a autonomia.

6. Melhora em todo o conjunto corporal

A hidroginástica para idosos também colabora com o ganho de flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Tudo isso contribui para que haja uma modificação significativa na composição corporal – como redução de gorduras prejudiciais.

Como praticar hidroginástica com um idoso

Recomenda-se que a hidroginástica seja praticada junto a um profissional especializado no exercício. Além disso, é fundamental que a temperatura e altura da água sejam adequadas para a prática e idade dos participantes. Outro ponto importante é o equipamento de segurança, que vai do traje de banho à higienização da água e espaços acessíveis e seguros para o deslocamento do idoso dentro e fora da piscina.