Veja quais os exercícios recomendados para envelhecer de forma saudável

Conforme a idade aumenta, a força muscular tende a diminuir. A perda da massa muscular é de aproximadamente 1% ao ano após os 60 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, por isso é tão importante a prática de atividades físicas para idosos.

Os exercícios são importantes para manter os idosos ativos e independentes por mais tempo, eles contribuem para o bem-estar e a autoestima, melhoram o equilíbrio e a noção espacial, portanto trazemos neste artigo algumas dicas de atividades físicas para idosos.

Benefícios para o corpo e para a saúde

A prática de exercícios na terceira idade pode reduzir em 25% o risco de surgimento de doenças cardiovasculares, de 10% dos casos de AVC e doenças mentais e, ainda diminui de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidarem de si mesmos.

Antes de começar, fique atento!

Para se exercitar com segurança, é necessário conhecer as limitações físicas do idoso, não correndo o risco, assim, de agravar um problema de saúde já existente. A atividade e a intensidade variam de acordo com a idade e a mobilidade da pessoa. A dica é, se possível, manter uma frequência de exercícios de duas ou três vezes por semana.

Muita atenção ao lugar e as condições às quais os movimentos são realizados. Deve-se usar roupas confortáveis, um tênis adequado ou sapato fechado. A segurança deve vir em primeiro lugar.

Visto isso, veja abaixo algumas atividades físicas recomendadas para idosos e seus benefícios.

1 – Caminhada

As caminhadas são ótimas tanto para articulações e músculos, quanto para aumentarem a convivência social. A dica é começar com trajetos curtos e ir aumentando progressivamente, não esquecendo de fazer o alongamento antes e depois para evitar lesões. O ideal é praticar caminhada duas ou três vezes por semana.

2 – Alongamentos

Os alongamentos ajudam a prevenir, além das lesões, o encurtamento muscular e ainda promovem a flexibilidade. Quanto mais amplitude muscular o idoso tem, menos chances ele tem de sofrer uma queda, por exemplo. A circulação sanguínea também sai beneficiada.

3 – Yoga

O yoga é uma atividade física interessante para idosos porque melhora a postura, tonifica os músculos e gera maior estabilidade e flexibilidade. Além disso, ajuda no controle do stress e no relaxamento das articulações.

4 – Hidroginástica

A hidroginástica é altamente recomendada para idosos, porque além de divertida, movimenta o corpo todo sem causar impacto para as articulações naturalmente mais fragilizadas. Com esta atividade é possível melhorar o ritmo cardíaco e controlar doenças como hipertensão e diabetes.

Envelhecer com saúde

A prática de atividades físicas para idosos pode ser a chave para o envelhecimento saudável, principalmente se acompanhada de uma alimentação equilibrada. Os exercícios físicos são favoráveis para garantir a autonomia do idoso, que geralmente se traduz em autoestima elevada.

Aqui na Cora, nossos residentes se exercitam regularmente para manter a mente e o corpo mais saudáveis. Além da prática, estar cercado de amigos e pessoas da mesma faixa etária contribui para a socialização e maior qualidade de vida e bem-estar.