Conheça os principais recursos para tornar o ambiente mais seguro

É no banheiro onde, infelizmente, ocorre grande parte dos acidentes entre os idosos. O piso liso e escorregadio, somado à falta de equilíbrio e de força, resulta em um ambiente que pode ser perigoso. Mas, não tem que ser desta forma, pois algumas adaptações podem ser feitas com o intuito de promoverem segurança, acessibilidade e a autonomia de pessoas com a mobilidade reduzida. Acompanhe:

Barras de apoio

O ideal é que sejam instaladas barras de apoio nos dois lados do assento, para facilitar o sentar e levantar, e no chuveiro devem ser instaladas na parede e tração a 90 centímetros do chão.

Existem diversos tipos e modelos de barras de apoios para idosos: vertical, horizontal, ondulada, estilo corrimão, de cores claras e escuras. O ideal é que a cor seja contrastante com a parede do banheiro para facilitar a visualização, e que a instalação seja feita por profissionais, ou conforme indicado pelo fabricante.

Assento

O vaso sanitário deve ter uma altura de 43 a 46 centímetros, já contando a borda, por isso geralmente é necessário adaptá-lo para que fique um pouco mais alto do que o normal. Isso pode significar um aumento de 10 centímetros aproximadamente.

Chuveiro

Banheiras não são funcionais para idosos (a não ser que sejam os modelos com porta, mas estas são muito raras no Brasil). A melhor opção são os boxes com chuveiros, sem degraus, e de preferência mais alargados que o normal. Pense que pode ser necessário caber ali uma pessoa sentada e outra em pé. É recomendável que o chuveiro seja instalado a uma altura máxima de 180 centímetros do chão e que a abertura seja do modelo de alavanca, pois os circulares são mais difíceis de se manusear.

Uma dica para facilitar o banho é deixar sempre uma cadeira rebatível à mão, ou um banquinho bem firme, para que o idoso possa sentar ou se apoiar. Uma ideia válida é colocar ventosas nos pés do banco para que ele não escorregue.

Também é muito importante manter tapetes antiderrapantes dentro e fora do box, para evitar as temidas quedas. Tapetinhos tradicionais não devem ser usados.

Dicas adicionais

Além dessas maneiras de adaptação de banheiro para idosos, trouxemos abaixo outras dicas gerais de adequações e cuidados neste ambiente que podem ser úteis, tais como:

  • O banheiro deve ficar em um piso inferior da casa, ou no mesmo piso em que se encontra o quarto do idoso.
  • Mantenha os produtos de higiene, beleza e toalhas numa altura facilitada.
  • Se puder, adapte o banheiro para que todo o piso seja antiderrapante.
  • Certifique-se de que o ambiente é bem iluminado, pois na terceira idade a visão tende a ser reduzida.
  • As portas de entrada devem ter uma largura mínima de 80 centímetros e não podem possuir trancas ou chaves, para facilitar o acesso de terceiros, caso necessário.
  • Instale uma campainha ou sistema de alarme que possa ser acionado em caso de acidentes.

Mais do que segurança, as adaptações de banheiro para idosos trazem algo muito importante: maior independência. Porém mesmo com todos esses detalhes é importante tomar o cuidado de não deixar o idoso totalmente sozinho por muito tempo. Com alguns cuidados é possível proporcionar a privacidade, mas sempre estando disponível por perto para qualquer eventualidade.

Vale lembrar que na Cora, todos os ambientes são projetados para garantir total conforto e segurança aos residentes. Tudo isso, respeitando o desejo de autonomia de cada um e promovendo um dia a dia tranquilo.