Tomar o remédio certo, na hora certa, é fundamental para manter a eficácia do tratamento e não prejudicar outras funções do organismo. Entretanto, em meio às inúmeras atividades diárias e rotina agitada da família, é comum que os horários de medicação sejam esquecidos vez ou outra – o que pode ser bastante prejudicial para a saúde.

Na Cora, a equipe conta com o apoio da tecnologia para controlar as tomadas de medicamentos. Por meio de um aplicativo móvel, os profissionais registram os medicamentos que foram ministrados aos residentes com segurança e eficiência.

E para ajudá-lo a resolver esse problema em casa, selecionamos quatro aplicativos gratuitos para baixar no seu celular:

1. CUCO Health

O aplicativo emite alertas nos horários de tomar remédio e mantém um histórico do tratamento. O app também tem a funcionalidade Cuidadores, que permite o cadastro de familiares – assim, você recebe uma notificação quando a pessoa que está ajudando a cuidar esquece de tomar o remédio.

2. Hora do Remédio

Além de tocar um alarme na hora da medicação, o app avisa quando a cartela está acabando e é preciso providenciar uma nova. No aplicativo também é possível tirar foto do medicamento para facilitar o reconhecimento e armazenar o histórico dos tratamentos.

3. Alerta para Medicamentos

Fácil de usar e em português, o aplicativo avisa quando chega a hora do medicamento e dá instruções sobre o procedimento. Além disso, ele permite que o usuário registre alterações de humor e gera relatórios que podem ser levados ao médico.

4. Caixa de Remédios

Além de emitir lembretes nos horários programados, o aplicativo permite que você localize informações sobre o medicamento usando a câmera do celular para leitura do código de barras. Outro destaque é que o app também envia lembretes para outras pessoas que estão ajudando a cuidar de um paciente.